Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Delicada como um elefante

09
Jun18

Livros sobre sono de bebé

Bárbara

C8A967F1-8E8F-412A-8376-B96B82931D1E.jpeg

 

Sou mãe de uma bebé de 4 meses a ser amamentada em exclusivo e em tentativa de livre demanda, ou seja, estou em privação de sono. É normal? É! É agradável? Não! Não me lixem as fundamentalistas da amamentação. 

A agravar a situação eu tenho um distúrbio de sono chamado “hipersónia idiopática” que, como o próprio nome indica, me faz ter uma enorme necessidade de dormir.

Desde que a bebé nasceu, como é normal da fisiologia das mães, fiquei hiperreativa e acordo com cada movimento ou barulhinho da bebé. Mesmo com a bebé a dormir, eu não durmo. Provavelmente ainda estrago mais o sono dela porque ligo a luz para ver o que se passa e enfio-lhe a chupeta.

Decidi pôr mãos à obra e li 2 livros, o primeiro por iniciativa própria porque já tinha lido outro do autor e tinha gostado, e o segundo, por recomendação do pediatra.

O primeiro foi o “Dormir Tranquilo” escrito por Mário Cordeiro, pediatra e autor de “O grande livro do bebé”. Trata-se de um livro muito bem estruturado, com capítulos bem divididos e que pode ser consultado a qualquer momento. Ao estilo do autor, mistura a evidência científica com a sua vasta experiência com exemplos. É um óptimo livro para compreender o sono das crianças mas faltava a parte prática de como resolver a minha questão é por isso só dei 4*.

Aí entra o segundo, “10 dias para ensinar o seu filho a dormir” de Filipa Fernandes que é terapeuta de sono. É um livro que também refere alguma evidência científica e tem muitos exemplos. Mas aquilo em que se distingue é que explica como efetivamente fazer para melhorar cada problema, adaptado a cada idade. O método de 10 dias só se aplica a bebés acima dos 6 meses mas, para bebés mais pequenos como a minha, existem algumas medidas que se podem ir implementando e que se devem incutir desde o nascimento para o sono nunca chegar a ser um problema. Dei 5*.

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D